Bandeira espanhola .es | +351 920 331 492 | Nós ligamos-lhe GRÁTIS!

Desenho e maquetação de Teses de doutoramento e Projectos

0.— Considerações previas

Uma parte integral da realização duma tese de doutoramento o projecto de fim de curso é a sua apresentação . Isto é aplicável à realização de qualquer trabalho: se não se apresenta, se não se dá a conhecer, vai aportar pouco.

Um doutorando, como um investigador tem uma profissão (ou aspira a tê-la) que não é a de maquetador ou desenhador de documentos. A maioria dos doutorandos não querem ou não podem aceder a desenhadores profissionais, bem por falta de meios económicos ou bem porque desejam ter controlo sobre o seu trabalho. Isto implica ter que dedicar tempo a aprender programas de maquetação e desenho como são Indesign ou Illustrator, ambos programas profissionais com os que se realizam a maioria dos jornais e das publicações editoriais. Mas isto por sua vez requer tempo, e na maioria dos casos esse tempo no se lhe pode dedicar.

Na nossa experiência, a maioria dos trabalhos são maquetados em Word. Este programa é muito poderoso para o processo de textos, pmas não tanto para dar forma a documentos, especialmente se estes exigem certo grau de sofisticação. Aqui vamos-lhes contar um de estes casos.

1.— Maquetación elemental con Word

A maquetação começaria pelos seguintes passos:

  1. Definir um tamanho de página. No nosso caso esse tamanho pode ser de qualquer dimensão, visto que não usamos fotocopiadoras mas sistemas de impressão digital que nos permitem essa liberdade. Os mais habituais são A4 (210x297 mm), 190x270mm, B5 (175x250mm).
  2. Decidir se queremos a tese de doutoramento de uma cara o dupla cara.
  3. Se a tese de doutoramento final vai ser a uma cara há que definir as margens esquerda e direita
  4. Se a tese de doutoramento final vai ser a duas cara há que marcar margens simétricos e então as margens passam a chamar-se interior e exterior. O caso mais simples e o mais socorrido é deixar a mesma margem no interior e exterior. Se ainda para mais se põem as cabeceiras centradas e os pés de página o numeração também centradas evitam-se todos os problemas inerentes à dupla cara.
  5. Uma vez definidas as margens, há de se trabalhar dentro das mesmas, o que se chama trabalhar a caixa.
  6. Se deseja por elementos fora da caixa, o habitual é que estes elementos cheguem até à beira, também chamado a sangria. Este tipo de elementos podem ser as gráficas, fotografias, um fundo, ou, por exemplo, se leva uma linha que separa a cabeceira do resto, ou os chamados lutos, que são fundos, por exemplo com os números de página o capítulos, etc. Para que estes elementos cheguem até à beira da folha, é necessário fazer um desenho com sangrado, isto é, uma zona (de 3-5 mm) por onde estes elementos se expandem de tal modo que ao cortar não se deixem linhas em branco, que pioram a apresentação do documento.
  7. Word NÃO PERMITE DEFINIR ZONAS DE SANGRADO, pelo que se deseja fazer este tipo de documento se recomenda utilizar algum programa profissional, como os descritos mais encima. Mais em baixo dedicamos uma secção ao sangrado. No video, a partir do minuto 16 explica-se como fazer o sangrado com o Word. Dêm-lhe uma vista de olhos.
  8. Se a pesar de tudo tem que utilizar Word e precisa de sangrado, há de fazer um desenho duma página de ao menos 5 mm maior por todos os lados, assumindo que os últimos 5 mm se vão destinar a sangrado e por tanto não estarão na tese de doutoramento de papel. Porém, os fundos mencionados ou lutos hão de se expandir até encher esta zona de sangrado.
  9. Se se está a perguntar o porquê de esta complicação, como sabe não existe nenhuma máquina perfeita e todas as máquinas trabalham com uma margem de erro, chamado tolerância, a qual temos que assumir. Convido-lhe a que faça várias impressões dum documento e depois os sobreponha... observará que nenhum é idêntico ao anterior, que há uma variação mínima e que para esquivar essa variação fazemos o tal sangrado.


2.- El sangrado

O sangrado no desenho duma página duma tese de doutoramento, é a extensão do fundo e os elementos que estão na beira, fora desse limite para que ao cortar no se vejam franjas brancas.

Qualquer profissional de desenho sabe não só o que é, mas também o absolutamente imprescindível que é, para o correcto acabado dum livro.

Como é um tema bastante complexo, sobre tudo de assumir, aqui os deixo com uma explicação um bocado comprida. Si só deseja saber como fazer desenhos com sangria no word, salta até ao minuto 16



3.- Desenho profissional

Si pode, quer e tem tempo para dedicar-lhe, pode utilizar algum dos programas profissionais de desenho, como QuarkXpress o Adobe Indesing. Porém, estes programas são muito caros; Indesing já nem sequer se vende. Tem que se pagar ma cota mensal por ele.

Existe um programa de maquetação "livre" que se chama Scribus e está disponível para as principais plataformas.


3.1- Desenho e maquetação de teses de doutoramento com indesign-parte1/4


Este video n.1 da série de 4 que contam como preparar os elementos que compõem a tese: tabelas, desenhos, fotografias e texto para depois começar com a maquetação propriamente dita.




3.2- Desenho e maquetação de teses de doutoramento com indesign-parte2/4


Neste video n.2 contamos como criar páginas maestras, como criar caixas de texto e gráficas e como importar texto e criar e aplicar estilos, assim como modificação de estilos a posteriori.




3.3- Desenho e maquetação de teses de doutoramento com indesign-parte3/4


Nesta 3 parte contamos como importar imagens de desenhos, tabelas e fotografias aos seu correspondientes caixas gráficas; criação de margens em ditas caixas assim como escalar, centrar y recortar los gráficos.




3.4- Desenho e maquetação de teses de doutoramento com indesign-parte4/4


É este 4 vídeo, fazemos uma revisão rápida de tudo e contamos como criar um pdf incluindo as imagens "sem" perda para a sua correcta impressão e encadernação das teses de doutoramento. Também contamos como se pode fazer uma embalagem para enviar a imprimir e encadernar as teses sem necessidade de criar um pdf.



3.5- Desenho e maquetação de teses de doutoramento com indesign-Extra


Neste 5 vídeo, explicamos como incluir aS notas ao pé de página. .



Temos escritórios em Madrid e Barcelona



Desenho capas Grátis

Desenho de capas grátis com as suas Teses de doutoramento

Cds Grátis

Cds grátis com as suas Teses de doutoramentosus